Hoje em dia o termo NERD deixou de ser um estereótipo negativo e, a menos que você tenha aversão total a tecnologia, você ja deve ter notado que tem um lado digital que é até cool.
Segundo o livro "Nerd Americano: a história do meu povo" do escritor Benjamin Nugent, os nerds podem ser classificados em cinco tipos:NERD - NERD NENDERTHALIS: tem a obseção por assuntos incomuns, paixão por máquinas e inaptidão social. Em muitos casos é inteligente e vive recluso entre livros e internet. Quando usa óculos as lentes tem que ser grandes e grossas.
GEEK - NERD DESCOLADUS: adora videogames e histórias em quadrinhos, filmes e internet. A diferença para o nerd clássico é que, além de tudo isso, tem amigos e vida social agitada.
HIPSTER - NERD APARENTAE: pode não estar tão ligado a tecnologia, mas muito a moda nerd. Gosta de óculos de aros grossos e camizetas apertadas e tem um jeito meio grunge-retraído.
HACKER - NERD TECNICUS: originalmente, hacker era a designação do cara que manjava muito de alguma coisa (como tecnologia). Aqui no Brasil hacker é o cara que está ligado a crimes digitais.
DORK - NERD MAXIMUS: é o tipo mais nerd que você conhece. Está ligado a todos os assuntos da cultura nerd, tem sérios problemas de relacionamento e não gosta de nenhum tipo de esporte.
A História do Nerd
O conceito NERD surgiu nos EUA em 1930 para descrever os caras de óculos grandes, que gostavam de assuntos técnicos, tinham dificuldade de relacionamento e pouca habilidade com as garotas, mas manjavam muito de eletrônica e ficção científica. Apesar de muito semelhante ao atual este termo não pegou. Um pequeno marco para esta turma foi o lançamento, seis anos depois, da seção de cartas Amazing Stories de uma revista ligada a estes assuntos. Mesmo assim o termo só foi mesmo utilizado em 1950 no livro If I Ran the Zoo (Se Eu Cuidasse do Zoológico) do escritor Theodor Seuss onde ele teria em seu zoológico um bichinho imaginário chamado NERD. Um bichinho esquisito, com cabelo bagunçado e mau vestido. Com estes adjetivos o termo logo* foi requisitado pela turma do bullying *(10 anos depois - a galera do bullying não gosta de ler e pensa devagar).
Mas uma virada começou a partir dos anos 80, berço dos gadgets (como o sucesso do walkman da Sony) e da popularização dos videogames, além do início da carreira de nerds de sucesso como Willian Henry Gates III (Bill Gates).
Daí em diante o mundo nerd foi se tornando parte da sociedade na mesma velocidade que a interação com a informática, com grande virada na década 90 com a bolha da Internet.
A partir de 2006 o mundo nerd se tornou tão pop que até ganhou seu proprio dia, o dia 25 de Maio agora é o Dia do Orgulho Nerd, exatamente 29 anos depois do lançamento do maior ícone nerd de todos os tempos o epsódio Uma Nova Esperança da saga Guerra nas Estrelas de George Lucas. Uma curiosidade é que nesta data também é comemorado o dia da toalha, outro ícone nerd reverenciado na série Guia do Mochileiro das Galáxias de Douglas Adams (veja o filme também). Por isso você que tem um lado nerd separe a sua toalha no próximo Dia do Orgulho Nerd e saia as ruas :]
SER NERD AGORA É COOL!
\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/
Referência: revista Info - Maio 2011